Café

A importância da contagem de estoques de café no Brasil

Todo ano o Brasil deve fazer o levantamento de estoques de café na data de 31 de Março


Publicado em: 23/02/2018 às 18:40hs

A importância da contagem de estoques de café no Brasil

A data escolhida de 31 de Março é por os frutos de cafés estarem verdes e imaturos , não há colheita , então os estoques de café são o da safra colhida do ano anterior ou de outras anteriores safras.

É importante saber com exatidão os estoques, pois a partir destes é possível saber o quanto foi a diferença de estoques de um ano para o outro.

Como é possível saber o quanto foi o total usado de café nos 12 meses do período anterior, isto é 01 de abril do ano anterior até 31 de março do ano atual, através das exportações e consumo interno, e também saber as importações de café neste período, chega-se a Produção Derivada de Café, isto é, sabemos com precisão quanto foi a colheita de café, e assim podemos verificar a realidade da produção do Brasil.

Então o levantamento de estoques de café é um dos dados mais importantes que a entidade oficial responsável por este levantamento deve fazer, e a entidade oficial para fazer este levantamento é a CONAB .

Com este levantamento de estoques e a equação de Produção Derivada, podemos verificar se as previsões de safra realizadas pela CONAB e IBGE estão próximas da realidade , ou apresentam erros que deverão ser corrigidosnas nas proximas pesquisas de previsaõ de safra de café.

Também poderemos verificar se o USDA, empresas exportadoras e importadoras , corretoras , bancos e parte da mídia, a exemplo de Safras&Mercados divulgam dados dentro de uma realidade.

Pelos questionamentos que já fiz junto ao USDA e Safras&Mercados , ambos não tem equipe de pesquisas em campo , fazendo medição nas mais diversas lavouras de café do Brasil Continental para emitir uma previsão de safra com metodologia cientifica.

O que eles fazem é um questionamento junto aos participantes do mercado e a partir deste questionamento fazem uma previsão de safra, e isto pode ter uma grande margem de erro, porem ninguém contesta as quantidades divulgadas, pois a verificação de Produção Derivada só irá ocorrer após a publicação do Levantamento de Estoques pela CONAB que ocorre em meados de Junho do ano seguinte.

Então a cada ente que publica expectativa de safra de café do Brasil não é contestado após a publicação, e tudo permanece uma grande Torre de Babel, com divergência de dados.

A inteligência de café do Brasil deve dar apoio para que a CONAB faça um levantamento de estoques exemplar, inclusive este levantamento deveria ter o apoio do Cecafé , Abic , Abics , Cooperativas e todos que compõe o setor cafeeiro do Brasil.

É de se pensar se o Banco do Brasil não poderia ajudar a CONAB para fazer esta contagem, pois as agências do Banco do Brasil estão localizadas em todo o Brasil.

Espero que surjam sugestões em como fazer um levantamento de estoques com acurácia para dirimir as “grandes” divergências sobre as previsões de safra do Brasil.

Fonte: Rede Social do Café

◄ Leia outras notícias