Equídeos

39ª Nacional Mangalarga elege os Grandes Campeões de 2017

Disputas concorridas e alto nível da tropa marcaram o último dia da mais importante mostra do Cavalo de Sela Brasileiro


Publicado em: 29/09/2017 às 16:00hs

39ª Nacional Mangalarga elege os Grandes Campeões de 2017

Após dez dias de concorridos julgamentos, a 39ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga viveu seu principal momento na tarde do sábado 23 de setembro, ocasião em que foram eleitos os Grandes Campeões Nacionais de 2017. As disputas proporcionaram momentos de muita emoção e vibração ao público que lotou as dependências do Parque de Exposições José Ruy de Lima Azevedo, em São João da Boa Vista (SP).

O evento, além disso, comprovou o elevado nível alcançado pelo plantel da raça Mangalarga. Na opinião do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM), Mario Barbosa, a maior conquista dessa Nacional foi ter mostrado para o Brasil a qualidade do Mangalarga, atraindo assim novos apaixonados para a raça. O dirigente mangalarguista destacou ainda que espera que o Mangalarga continue avançando e melhorando cada vez mais, pois é um cavalo completo e de alta qualidade para ser utilizado nas mais diferentes atividades equestres.

O mesmo entusiasmo com a qualidade da tropa também pôde ser observado no comentário feito pelo jurado Marcelo Leite de Toledo logo após a definição do Grande Campeonato Cavalo. “Neste páreo, conseguimos tirar o modelo ideal do cavalo de sela, algo que é muito bem representado pelos três primeiros colocados deste julgamento. Estes são animais que realmente representam o que temos de bom no Brasil.”

Já o jurado José Rodolfo Brandi, responsável pelo comentário após o julgamento que elegeu o novo Grande Campeão de Marcha, ressaltou a qualidade de andamento apresentada pelos participantes desse páreo. “É um prazer enorme fazer parte de um julgamento com essa qualidade de andamento. Os três primeiros colocados são realmente excepcionais animais de sela.”

No total, 420 animais, expostos por 120 conceituados criatórios dos mais diversos pontos do país, participaram dos dez dias de julgamentos na pista central do Parque José Ruy de Lima Azevedo. A dupla de jurados composta por José Rodolfo Brandi e João Pacheco Filho foi responsável pela avaliação do quesito marcha enquanto a dupla de jurados composta por Eduardo Leite Cintra e Marcelo Leite Vasco de Toledo ficou a cargo do item morfologia.

Grandes Campeões

No Campeonato Geral, o título de Grande Campeão Cavalo, um dos mais cobiçados do evento, foi conquistado pelo alazão Franco do Morro Agudo, exposto por Luiz Aparecido de Andrade e proveniente da seleção da Fazenda Morro Agudo. Já o 1º Reservado Grande Campeão Cavalo foi o animal Luar do H.I.C., exposto por Fernando Tardioli e originário da criação da HIC Agropecuária, enquanto o título de 2º Reservado Grande Campeão Cavalo coube a Batistuta CASS, exposto e selecionado por Cassiano Terra Simão.

Entre as fêmeas, a alazã Graziela do Corumbau, exposta por Almiro Esteves Junior e selecionada pela Corumbau Participações, foi o principal destaque, superando 118 concorrentes e sagrando-se a Grande Campeã Égua. A categoria também teve como destaques as fêmeas Bavária CASS e Bilara CASS, ambas provenientes da seleção de Cassiano Terra Simão e eleitas respectivamente 1ª Reservada Grande Campeã Égua e 2ª Reservada Grande Campeã Égua.

Em uma disputa marcada pela qualidade de andamento dos concorrentes e muito aplaudida pelo público após o seu encerramento, o alazão Balé ACF, exposto por Roberto Diniz Junqueira Filho e originário da criação de Antonio Carlos Ferreira, sagrou-se Grande Campeão Cavalo de Marcha. A categoria contou ainda com o brilho do 1º Reservado Grande Campeão de Marcha Faisão ACF, exposto pelo Haras Precioso e também proveniente da seleção de Antonio Carlos Ferreira, e do 2º Reservado Grande Campeão de Marcha Luar do H.I.C., exposto por Fernando Tardioli e selecionado pela HIC Agropecuária.

No julgamento de marcha envolvendo as fêmeas, Graziela do Corumbau deu mais uma mostra de sua qualidade, conseguindo uma rara façanha. Afinal, a alazã exposta por Almiro Esteves Junior e selecionada pela Corumbau Participações, que já havia conquistado o título de Grande Campeã Égua, também sagrou-se Grande Campeã Égua de Marcha da Nacional 2017. A categoria consagrou ainda a 1ª Reservada Grande Campeã de Marcha Glamur RB, exposta por Fernando Tardioli e criada por Reginaldo Bertholino, e a 2ª Reservada Grande Campeã de Marcha Bilara CASS, proveniente da seleção de Cassiano Terra Simão.

O público que acompanhou a mais importante mostra mangalarguista pôde ainda conferir a qualidade da nova geração da raça, cujas apresentações na pista de julgamento trouxeram a certeza de um futuro promissor para o cavalo Mangalarga. A disputa entre os machos mais jovens consagrou os animais Barreto do Espinhaço (Grande Campeão Potro), exposto pela Corumbau Participações e proveniente da seleção de Emiliano Novais, Diamante do Gadu (1º Reservado Grande Campeão Potro), exposto por Almiro Esteves Junior e criado por Guilherme Saad, e Indiano G.Z., exposto e criado por Geraldo Zinato.

Já o título de Grande Campeã Potranca foi conquistado por Ipanema do Morro Agudo, exposta pelo Haras Precioso e originária da criação da Fazenda Morro Agudo. O pódio da categoria, além disso, contou com a presença da 1ª Reservada Grande Campeã Potranca Carabina CASS, selecionada por Cassiano Terra Simão, e da 2ª Reservada Grande Campeã Potranca Europa da Sabaúna, exposta pela Agropecuária Sinhá Maria e proveniente da criação de Joaquim Bento de Souza Neto.

Somando um total de 2639 pontos ao longo do evento, Cassiano Terra Simão conquistou a primeira colocação do Ranking de Expositores da 39ª Nacional, sendo seguido por Almiro Esteves Junior, que obteve a segunda colocação com 2050 pontos, e pelo Haras Precioso, o terceiro colocado com 1518 pontos. Cassiano Terra Simão também obteve a primeira colocação do Ranking de Criadores ao somar 2284 pontos, sendo seguido por Antonio Carlos Ferreira (segundo colocado com 2250,50 pontos) e Almiro Esteves Junior (terceiro colocado com 1491 pontos).

Para obter mais informações e conferir a relação completa de Grandes Campeões da 39ª Exposição Nacional da Raça Mangalarga visite o portal oficial www.cavalomangalarga.com.br.

Fonte: Assessor de Imprensa 39ª Expo Nacional Mangalarga

◄ Leia outras notícias