Pesquisas

2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais

Evento em Muriaé apresenta as principais tendências do mercado


Publicado em: 22/08/2017 às 08:00hs

2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais

Nos dias 23 e 24 de agosto, Muriaé recebe o 2º Simpósio de Peixes Ornamentais de Minas Gerais e o 2º Encontro de Parcerias, uma realização do Sebrae Minas, da Embrapa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Governo Federal. O evento ocorre no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste). As inscrições gratuitas devem ser feitas no Sebrae Minas, em Muriaé, ou no dia do evento, conforme disponibilidade de vagas.

O objetivo da ação é apresentar as tendências do mercado de peixes ornamentais e debater as principais necessidades dos piscicultores ornamentais da região. Na programação, diversas palestras e cinco minicursos, que irão abordar os temas “Critérios de peixes ornamentais para exposições”, “O mercado de peixes ornamentais - perspectivas e tendências”, “Sanidade de peixes ornamentais: prevenção e controle”, "Sistemas inovadores na produção de peixes ornamentais" e "Como iniciar uma piscicultura: do projeto à comercialização”.

Estima-se que a cadeia produtiva de peixes ornamentais movimente, por ano, mais de US$15 bilhões no mundo. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Para especialistas do setor, o Brasil tem grande potencial de crescimento, sobretudo em regiões como a Zona da Mata mineira, onde, desde a década de 1980, a atividade vem sendo desenvolvida por pequenos produtores rurais.

Na microrregião de Muriaé, os municípios de Vieiras, São Francisco do Glória, Patrocínio do Muriaé, Barão do Monte Alto, Miradouro, Eugenópolis e Muriaé são responsáveis pela produção de aproximadamente 65% dos peixes ornamentais comercializados no Brasil. São mais de 200 produtores, em sua maioria pequenos, que fazem da atividade sua principal ou única fonte de renda.

Para fortalecer o segmento, no final de 2012, o Sebrae Minas iniciou um projeto na região. Os principais objetivos são organizar os produtores, suprir a carência por informações técnicas e legislação ambiental na área.

Programação das palestras

23/08

18h: Ações da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento” (Carolina Euler – zootecnista e diretora de Aquacultura – SEAPA)

18h30: Peixes ornamentais no Ceará - empreendedorismo de sucesso (Ivan Oliveira - engenheiro de pesca - ACLACE/ABLA)

19h30: Inovações tecnológicas nos sistemas de produção de peixes ornamentais (Jonas Motta - zootecnista - UENF)

20h30: Boas práticas produtivas na produção de peixes ornamentais (Fabrício Rezende - pesquisador - Embrapa Pesca e Aquicultura)

24/08

18h: Homenagem Póstuma a Paulo Braz (Manuel Vazquez - professor e pesquisador DSc -UENF)

18h30: Critérios de seleção de bettas para exposição e acasalamentos (Fernando Cecchetti – zootecnista - AquoRIO)

19h30: Melhoramento genético e qualidade de peixes ornamentais (Leonardo Glória -professor - UENF)

20h30: Regularização de pisciculturas em áreas de preservação permanente (Marcus Della Lucia - engenheiro ambiental - CFAL Ambiental)

21h: Peixes ornamentais no Rio Grande do Norte: empreendedorismo de sucesso (Paulo Faria - pesquisador - UFRN/EAJ/CARDUME POTIGUAR)

Inscrições e informações: Sebrae Minas, em Muriaé / (32) 3721-9722