Adubos e Fertilizantes

Perspectivas do Mercado de Fertilizantes: Aguardando entrada dos EUA e Europa para impulsionar compras

Análise Detalhada dos Macronutrientes e Tendências Internacionais


Publicado em: 05/03/2024 às 11:30hs

Perspectivas do Mercado de Fertilizantes: Aguardando entrada dos EUA e Europa para impulsionar compras

O cenário do mercado de fertilizantes permanece enfraquecido, especialmente no que diz respeito à demanda. A expectativa se volta para a iminente entrada dos Estados Unidos e da Europa nas compras, visando a aplicação durante a safra de primavera, o que pode potencialmente estimular o movimento de preços.

Desdobramentos nos Macronutrientes e Projeções

No segmento de nitrogenados, as negociações envolvendo a ureia seguem em queda, influenciadas pela demanda retraída no Brasil e na Índia. Entretanto, há perspectivas de que nas próximas semanas os Estados Unidos, que ainda não participaram ativamente, e a Europa iniciem suas aquisições para a temporada de plantio, com uma possível nova licitação da Índia em março. A retomada das exportações chinesas ainda permanece incerta.

No caso dos fosfatados, surgem rumores sobre a retomada das exportações do MAP chinês, o que, se confirmado, poderá pressionar os preços internacionais, dado o status da China como principal produtor. Contrapondo essa tendência, os preços nos Estados Unidos mostram valorização com o início das compras para a safra de primavera, destacando-se como os mais elevados entre outros portos. No Brasil, a demanda contida mantém os preços estáveis.

Quanto aos potássicos, o mercado observa atentamente as notícias relacionadas ao contrato de longo prazo da Índia para o fornecimento desse macronutriente, ainda aguardando uma definição. Os Estados Unidos se preparam para iniciar as compras de KCl, provavelmente de origem canadense. Questões logísticas, como rotas de transporte pelo Mar Vermelho, têm impactado nos custos de frete e no atraso nas entregas. No Brasil, o mercado permanece com demanda enfraquecida, sem variações significativas de preço.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias