Adubos e Fertilizantes

Aumento nos preços da ureia no mercado interno brasileiro em janeiro

Produtores enfrentam altas nas ofertas de ureia granulada devido às demandas finais da safra de milho


Publicado em: 22/02/2024 às 12:50hs

Aumento nos preços da ureia no mercado interno brasileiro em janeiro

Os preços da ureia granulada apresentaram um aumento no mercado interno brasileiro durante o mês de janeiro, impulsionados pela necessidade de atender às demandas finais da safra de milho de inverno 2023/2024. Em média, houve um acréscimo de $54 por tonelada (t) nos estados de Mato Grosso e Paraná, fixando-se em $499/t fob Rondonópolis e $440/t fob Paranaguá, respectivamente.

Antecipava-se um aumento nos preços dos fertilizantes nitrogenados em janeiro para suprir a demanda de última hora para a segunda safra de milho no Brasil. No entanto, a demanda não atingiu as expectativas previstas. Participantes do mercado no Paraná estimam que cerca de 15% a 20% das necessidades de fertilizantes para a safra de milho ainda não foram adquiridas, indicando uma possível redução no uso desses insumos.

Os agricultores, seguindo um padrão similar ao ocorrido em julho e agosto do ano anterior com a soja, adiaram as compras de nitrogenados para o início de 2024. Embora a demanda no mercado brasileiro tenha sido modesta, o aumento nos preços internacionais contribuiu para a elevação dos valores internos. Os vendedores do mercado interno retiraram suas ofertas após um leilão de ureia na Índia, aguardando maior clareza sobre as tendências de preços. Desde o anúncio do leilão indiano em 8 de janeiro, os preços dos fertilizantes começaram a subir nos principais países produtores.

A expectativa é de que apenas volumes reduzidos de ureia sejam negociados nas próximas semanas para suprir a segunda safra de milho de 2023-24, uma vez que o plantio já teve início nos principais estados produtores, como Mato Grosso, Paraná e Goiás.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias