Outros

Mato Grosso registra aumento de 105,8% na produção de gergelim

Estado se destaca nacionalmente com crescimento em área plantada e incentivos ao setor


Publicado em: 24/04/2024 às 20:00hs

Mato Grosso registra aumento de 105,8% na produção de gergelim

A produção de gergelim em Mato Grosso está prevista para crescer 105,8% na safra 2023/2024, de acordo com o 7º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O estado deverá alcançar 186,7 mil toneladas, em comparação com 90,7 mil toneladas na safra anterior. O aumento é resultado de um crescimento de 105,9% na área plantada, que passou de 185,5 mil hectares para 381,9 mil hectares.

Os resultados de Mato Grosso superam a média nacional, que teve um aumento de área de 61,4% e uma projeção de crescimento de produção de 62%. O estado é líder nacional na produção desse pulse, com destaque para o município de Canarana, localizado a 823 km ao nordeste de Cuiabá.

O gergelim é uma das cadeias produtivas incentivadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Desde março de 2021, produtores rurais têm acesso a incentivos fiscais. Atualmente, 968 agricultores estão credenciados no programa. O percentual de benefício é de 62,5% para as operações de saída interestadual no Proder, com uma contrapartida de 1% para o Fundo de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Fundes).

De acordo com César Miranda, secretário de Desenvolvimento Econômico, o gergelim tem ganhado destaque como opção para segunda safra, especialmente no Araguaia, devido à alta procura do mercado internacional. A Índia, por exemplo, é um dos principais consumidores devido à sua dieta predominantemente vegetariana.

Vinicius Hideki, coordenador do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub MT), da Sedec, ressalta que o gergelim é uma alternativa promissora para agricultores por ser resistente ao calor e à baixa umidade, além de ser lucrativo. Ele acrescenta que o cultivo de gergelim é uma estratégia viável para quem busca aproveitar terras subutilizadas durante períodos de escassez de água.

"A Embrapa e o Imafir (Instituição dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso) desenvolvem pesquisas de qualidade, oferecendo suporte valioso aos produtores interessados no cultivo de gergelim", disse Hideki.

Para apoiar esse crescimento, o Estado, por meio da Sedec, investe cerca de R$ 7,5 milhões para que o Imafir, com o apoio da Universidade Federal de Viçosa, Universidade de Nebraska (EUA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), realize estudos para expansão de áreas irrigadas em Mato Grosso.

Durante a abertura do Superfoods Summit Brasil, realizada em Brasília (DF), o governador Mauro Mendes destacou a importância da diversificação da cadeia produtiva para fortalecer o agronegócio do Estado. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (Ibrafe) e a ApexBrasil.

Além de commodities tradicionais como soja, milho e algodão, Mato Grosso busca inovar e diversificar sua produção, investindo em tecnologia e pesquisas para superar a irregularidade das chuvas e garantir a sustentabilidade do setor.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias